Cinema Mundo (Projeto de extensão nº 2014.0467)

cinema mundo

O que é:

Exibição e debate de filmes. É resultado da parceria entre o Curso de Cinema e a Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC). O projeto “Cinema mundo” recebe esse nome por tentar expressar a produção cinematográfica como um lugar sem fronteiras, uma vez que as narrativas audiovisuais são encaradas como produto artístico da humanidade. Por isso, a programação não privilegia um tipo especial de cinema – o de gênero ou de autor, por exemplo – tampouco valorizam as obras somente por seu local de produção e pelos essencialismos temáticos associados às identidades nacionais – adjetivos pátrios que, segundo o senso comum, parecem suficientes para opor-se a uma ideia de cinema comercial ou de eixo como parece estar inscrito em rótulos do tipo cinema asiático, cinema latino-americano ou cinema japonês.

Objetivo:

Promover o fomento à cultura por meio da exibição e debate dos filmes selecionados em sessões abertas à comunidade universitária e à comunidade em geral.

Público alvo:

Comunidade universitária e comunidade em geral.

Quando acontece:

Quinzenalmente, às quintas-feiras, às 18h30min. A duração das sessões poderá variar, a depender do tempo de duração dos filmes e do encaminhamento das discussões. Em média cada sessão deverá ter 2 horas para a exibição dos filmes e cerca de 40 minutos para o debate.

Onde acontece::

Auditório “Elke Hering”, localizado no piso superior da Biblioteca Central da UFSC (Campus Universitário, Trindade, Florianópolis/SC)

 

CLIQUE AQUI E ACESSE O PROJETO NA ÍNTEGRA!

Curta a página do Projeto no Facebook: https://www.facebook.com/cinemamundo

Acompanhe informações atualizadas sobre a programação em: http://cinemamundo.cce.ufsc.br/

Contamos com sua participação!

Comissão organizadora:

Roberta Moraes de Bem – Bibliotecária e Diretora do Sistema de Bibliotecas Universitárias da UFSC (SiBi/UFSC)

Leonardo Ripoll – Bibliotecário do Serviço de Circulação da Biblioteca Central da UFSC (BC/UFSC)

José Paulo Speck – Bibliotecário e Coordenador da Divisão de Assistência aos Usuários (DAU) da Biblioteca Central da UFSC (BC/UFSC)

Marcio Markendorf – Professor Doutor em Literatura. Professor Adjunto do Departamento de Artes e Libras da UFSC, lecionando no Curso de Cinema