Biblioteca Universitária (BU/UFSC) divulga resultados de Estudo de usuários

24/08/2021 10:45

A BU/UFSC buscando atender com serviços e produtos de qualidade, realizou no período de 19/08 a 30/11, um estudo de usuários com sua comunidade. Os resultados podem ser acessados aqui (link externo). Este foi o primeiro estudo, que demostrou a necessidade de elaborar-se mais pesquisas específicas e aprofundadas para cada Unidade privilegiando toda a tipologia de usuários (graduação, pós graduação, discentes e servidores). Acesse aqui (link externo) o quadro com os principais dados obtidos no estudo”.

Projeto Cinema Mundo realiza live sobre o filme “O Bebê de Rosemary” nesta quinta-feira

23/08/2021 17:05

Projeto Cinema Mundo apresenta a sua última live do ciclo “cinema gótico” nesta quinta-feira, dia 26 de agosto, sobre o clássico “O Bebê de Rosemary” (Rosemary’s Baby, Roman Polanski, 1968). O debate ocorrerá às 19h no Instagram (@cinemamundo.ufsc) e contará com os comentários de Rafaela Arienti e Taro Löcherbach, além da mediação de Andrey Lehnemann.

Sobre o filme:

Um casal se muda para um prédio com pessoas estranhas. Acontecimentos ainda mais estranhos levam a jovem, que está grávida, a duvidar de sua própria sanidade. Porém, o parto e a descoberta de uma seita diabólica irão finalmente mostrar a verdade.

Sobre o debate:

Rafaela Arienti

Doutoranda em História pelo Programa de Pós-Graduação da UFSC. Foi pós-graduanda e bolsista no Programa de Pós-Graduação em História da UEM, onde obteve o título de Mestre em 2018 ao defender a dissertação intitulada “Alucinógenos e Satanismo em O bebê de Rosemary (1968)”. É membro do Laboratório de Estudos em Religiões e Religiosidades (LERR/UEM) e do Núcleo de Estudos em História e Cinema (NEHCINE/UFSC). Atualmente desenvolve pesquisa na área de História, trabalhando com temas relativos à História das Religiões, Cinema e História, Cinema de Terror e Satanismo Religioso.

Taro Löcherbach

Transeunte das graduações em Música (UDESC), Filosofia (UFSC) e Biblioteconomia (UDESC). Poeta, letrista, vocalista e compositor da banda Parafuso Silvestre (@parafusosilvestre), já recebeu premiações na área da sonoplastia, composição, produção e direção musical.


Cordialmente,

Comissão organizadora
http://cinemamundo.cce.ufsc.br/
Facebook@cinemamundo
Instagram@cinemamundo.ufsc

Projeto Cinema Mundo realiza live sobre o filme “Reino de Deus” nesta quinta-feira

14/08/2021 12:09


#ParaTodosVerem #DescriçãoDaImagem: banner-convite com a foto de dois homens de pele branca e feições sérias deitados num campo, um em cima do outro, os rostos a milímetros de distância. Acima da foto os dizeres “REINO DE DEUS” e “(God ‘s Own Country, Francis Lee, 2017)”. Abaixo da foto, a logo do Cinema Mundo, os dizeres “LIVE no Instagram do Cinema Mundo”, abaixo “19h00┃21/10, quinta-feira” e abaixo “Comentários por: Marcos Lemes, Fábio Feltrin, Guilherme Righetto e Raphael de Boer”. Na base inferior, a logo do Cine Paredão junto da palavra “Apoio”, a logo da UFSC PROEX junto de “Promoção” e as logos da BU e do Cinema UFSC junto da palavra “Realização”.

Projeto Cinema Mundo apresenta sua quarta e última live do ciclo “cinema LGBTQIA+” nesta quinta-feira, dia 21 de outubro, sobre o filme “O Reino de Deus” (God’s Own Country, Francis Lee, 2017). O debate ocorrerá às 19h no Instagram (@cinemamundo.ufsc) e contará com os comentários de Marcos LemesFábio Feltrin de Souza Guilherme Righetto, além da mediação de Raphael de Boer.

Sobre o filme

Johnny trabalha isolado e solitário na fazenda da família, descontando sua frustração em bebidas e sexo casual. Quando seu pai contrata Gheorghe, um imigrante romeno, para ajudar Johnny na fazenda, o novo companheiro traz para ele sentimentos e emoções que ele nunca teve antes.

Sobre o debate

Marcos Lemes

Ator, diretor, iluminador, artista plástico e escritor. Tem formação acadêmica em Artes Cênicas e Artes Visuais, mas transita livremente em diversas linguagens artísticas, sendo considerado um multiartista. Entre os espetáculos como ator destacam-se “Frankenstein” e “Pessoa”; já como diretor, “Amores Dissecados”, “É Quente Quando a Luz te Traz”, “O Tempo que ficou (In)completo”. Participou, ainda, de diversos videoclipes, web séries e peças de publicidade. Tem diversos livros publicados, com destaque para os recentes livros de contos “Viado” (Alpharrabio, 2020) e “Bicha” (Alpharrabio, 2020), obras nos quais explora as vicissitudes dos relacionamentos gays e certa solidão contemporânea no amor entre dois homens.

Fábio Feltrin de Souza

Doutor em História Cultural pela UFSC e professor associado da UFFS, Campus Erechim, onde atua nos cursos de graduação em História. É autor de artigos sobre a relação entre linguagens e a produção de sujeitos e do livro Dispositivo Nacional: biopolítica e (anti)modernidade nos discursos fundacionais da Argentina.

Guilherme Goulart Righetto

Bibliotecário na Biblioteca Universitária da UFSC. Mestre e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da mesma instituição (PGCIN/UFSC). Bacharel em Biblioteconomia (2015) pela mesma instituição. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Competência em Informação (GPCIn). Possui interesse e têm como escopo de pesquisa as temáticas de competência em informação, vulnerabilidade social e minorias sociais.

Raphael Albuquerque de Boer

Professor adjunto da FURG e pesquisador do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE-FURG). Possui graduação em Letras Português/Inglês pela FURG, mestrado em Letras pela UFSC e doutorado em Letras Inglês pela UFSC, com pós-doutorado na área de Cinema e Gênero, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da UTP.

Tags: Projeto Cinema MundoProjeto Cinema Mundo UFSC