Coleções Especiais

#paratodosverem: Quatro fotografias coloridas em faixa, uma ao lado da outra apresentando algumas das diferentes coleções sobre responsabilidade do setor Coleções Especiais da BU/UFSC. A primeira fotografia apresenta 4 estantes com teses e dissertações, livros de capa preta, apresentando a coleção CETD. A segunda fotografia apresenta 4 prateleiras com DVD’S e CD’s, com as lombadas coloridas, apresentando o acervo da coleção CEAV. A terceira fotografia apresenta mapas coloridos pendurados em arquivo deslizante, apresentando o acervo da coleção CEMC. A quarta fotografia apresenta 17 lombadas de livros raros nas cores bordô, preto, marrom e bege dispostos em prateleira indicando sua localização por meio de marcadores de página, apresentando o acervo da coleção CEOR.    

Legenda: #paratodosverem: Quatro fotografias coloridas em faixa, uma ao lado da outra apresentando algumas das diferentes coleções sobre responsabilidade do setor Coleções Especiais da BU/UFSC. A primeira fotografia apresenta 4 estantes com teses e dissertações, livros de capa preta, apresentando a coleção CETD. A segunda fotografia apresenta 4 prateleiras com DVD’S e CD’s, com as lombadas coloridas, apresentando o acervo da coleção CEAV. A terceira fotografia apresenta mapas coloridos pendurados em arquivo deslizante, apresentando o acervo da coleção CEMC. A quarta fotografia apresenta 17 lombadas de livros raros nas cores bordô, preto, marrom e bege dispostos em prateleira indicando sua localização por meio de marcadores de página, apresentando o acervo da coleção CEOR.

COLEÇÕES ESPECIAIS 

ATENÇÃO: A equipe do Setor de Coleções Especiais segue trabalhando, durante a Quarentena, em regime de teletrabalho. Demandas poderão ser enviadas via Portal de Atendimento Institucional.

As  Coleções Especiais  estão localizadas no andar superior da Biblioteca Central e conta com aproximadamente 1.400m2.  Divide-se em nove coleções, a saber:

    • COLEÇÃO ESPECIAL DE SANTA CATARINA (CESC) – Reúne publicações de acordo com os seguintes critérios: a) autores catarinenses, independente do assunto; b) publicações sobre o Estado de Santa Catarina independente de responsabilidade (autor pessoa, autor evento, autor entidade).
    • COLEÇÃO ESPECIAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (CETD) – Teses e dissertações produzidas na UFSC e/ou elaboradas por professores e servidores da UFSC em cursos no Brasil ou no exterior.
    • COLEÇÃO ESPECIAL DE PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (CEPU) – Reúne publicações que contribuam para a preservação da memória institucional da UFSC de acordo com os seguintes critérios: a) livros, em meio físico ou digital, publicados pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); b) livros e periódicos, em meio físico ou digital, publicados pelas unidades acadêmicas e administrativas da UFSC.
    • COLEÇÃO ESPECIAL DE OBRAS RARAS (CEOR) – Obras raras segundo os critérios de raridade do Plano Nacional de Obras Raras (Planor) da Biblioteca Nacional. Em geral, são àquelas publicadas até o final do século XIX (31/12/1900). O registro bibliográfico é compartilhado também no catálogo CPBN (Catálogo do Patrimônio Bibliográfico Nacional) da Biblioteca Nacional.
    • COLEÇÃO ESPECIAL DE RARIDADES (CER) – Coleção de obras raras e especiais, nacionais e estrangeiras, segundo os critérios definidos na Política de Seleção, Preservação e Conservação da Coleção de Obras Raras na BU/UFSC. São obras dos séculos XX e XXI com caráter de unicidade como dedicatórias, autógrafos, ex dono, entre outros.
    • COLEÇÃO ESPECIAL RARIDADES CATARINENSES (CERC) – Coleção de obras raras e especiais de Santa Catarina, segundo os critérios definidos na Política de Seleção, Preservação e Conservação da Coleção de Obras Raras na BU/UFSC. São, em sua maioria, obras dos séculos XX e XXI com caráter de unicidade como dedicatórias, autógrafos, ex dono, entre outros. Possui uma seção documental chamada ACOM – Acervo Catarinense de Originais Manuscritos formado de manuscritos de importância histórica, como a coleção contendo mais de quatrocentos documentos da correspondência do Ouvidor da Comarca do Desterro entre os anos de 1770 e 1780 e um conjunto significativo de correspondências das colônias alemãs e italianas em Santa Catarina no século XIX.
    • COLEÇÃO ESPECIAL DE MATERIAL CARTOGRÁFICO (CEMC) – Material cartográfico de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo.
    • COLEÇÃO ESPECIAL DE AUDIOVISUAL (CEAV) – Coleção de multimeios, gravações de dados, áudio e vídeo, em CDs (CompactDisc), DVDs (Digital VersatileDisc) e VHS (Video Home System).
    • COLEÇÃO ESPECIAL DE MATERIAL ICONOGRÁFICO (CEMI) – Fotografias impressas, e em slides (negativos e diapositivos) com fundo histórico e cultural, microformas (microfilmes e microfichas) de documentos históricos e periódicos, destacando-se a coleção dos jornais publicados em Santa Catarina no século XIX, Diário Oficial da União, Diário Oficial do Estado de Santa Catarina, dentre outros.

Além da tutela e salvaguarda das coleções listadas acima, o setor de Coleções Especiais é responsável pela Memória Documental da BU e pela gestão de espaços físicos para eventos e espaços expositivos. Quanto a esses, oferece-se:

Reserva de Espaços para eventos: disponível para reserva da comunidade acadêmica da UFSC no SIEF. Indica-se que os interessados leiam a “Política de Reserva para eventos” .

Reserva de Espaços expositivos: disponível para reserva via PAI. Indicamos que os interessados leiam a “Política de Exposições da Biblioteca Central da UFSC

Clique aqui para acessar uma apresentação sobre o setor.

Nosso canais de comunicação são:

Portal de Atendimento Institucional

Telefones: (48) 3721-2465 ou (48) 3721-2256