Coleções Especiais

#paratodosverem: Quatro fotografias coloridas em faixa, uma ao lado da outra apresentando algumas das diferentes coleções sobre responsabilidade do setor Coleções Especiais da BU/UFSC. A primeira fotografia apresenta 4 estantes com teses e dissertações, livros de capa preta, apresentando a coleção CETD. A segunda fotografia apresenta 4 prateleiras com DVD’S e CD’s, com as lombadas coloridas, apresentando o acervo da coleção CEAV. A terceira fotografia apresenta mapas coloridos pendurados em arquivo deslizante, apresentando o acervo da coleção CEMC. A quarta fotografia apresenta 17 lombadas de livros raros nas cores bordô, preto, marrom e bege dispostos em prateleira indicando sua localização por meio de marcadores de página, apresentando o acervo da coleção CEOR.    

Legenda: #paratodosverem: Quatro fotografias coloridas em faixa, uma ao lado da outra apresentando algumas das diferentes coleções sobre responsabilidade do setor Coleções Especiais da BU/UFSC. A primeira fotografia apresenta 4 estantes com teses e dissertações, livros de capa preta, apresentando a coleção CETD. A segunda fotografia apresenta 4 prateleiras com DVD’S e CD’s, com as lombadas coloridas, apresentando o acervo da coleção CEAV. A terceira fotografia apresenta mapas coloridos pendurados em arquivo deslizante, apresentando o acervo da coleção CEMC. A quarta fotografia apresenta 17 lombadas de livros raros nas cores bordô, preto, marrom e bege dispostos em prateleira indicando sua localização por meio de marcadores de página, apresentando o acervo da coleção CEOR.

COLEÇÕES ESPECIAIS

O Setor de Coleções Especiais (SCE) está localizado no andar superior da Biblioteca Central, dispõe da Sala de Guarda de Acervo Restrito (antiga sala de obras raras), Sala de Digitalização (Antonieta de Barros) e Sala de Higienização. O setor é responsável por várias coleções, as quais possuem reconhecido valor de preservação. Para informações detalhadas de como foram identificados e de como são protegidos os itens do acervo pelo setor, acesse o arquivo Política de  Preservação  do Acervo das Coleções Especiais na BU/UFSC.

A Biblioteca Universitária realiza amplo atendimento, oferecendo ao usuário acesso ao acervo em todos os turnos. Contudo, recomendamos que o usuário interessado em realizar pesquisas no SCE acesse nossos serviços via agendamento prévio pelo Portal de Atendimento Institucional. Indicamos o agendamento, pois parte do acervo possui características de arquivo, são fontes primárias e em suportes frágeis. Portanto, o atendimento via agendamento é uma ação de preservação e possibilita o atendimento individualizado e personalizado.

Para conhecimento, lista-se nossas principais coleções com algumas de suas características, sendo que as quatro primeiras estão localizadas na Sala de Guarda de Acervo Restrito. As demais encontram-se no Salão da Circulação.

COLEÇÃO ESPECIAL DE OBRAS RARAS (CEOR, CER e CERC) – Livros, periódicos, manuscritos, folhetos impressos, tanto no Brasil quanto no exterior, entre os séculos XVIII, XIX, XX e XXI. Considera-se um acervo com alto valor de preservação, e alguns exemplares constam no Catálogo do Patrimônio Bibliográfico Nacional (CPBN), gerenciado pelo Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras (PLANOR).

COLEÇÃO ESPECIAL DE PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (CEPU) – São livros publicados pela Editora da UFSC; livros e periódicos publicados pelas unidades acadêmicas e administrativas da UFSC; produções relacionadas a contratação de professores, relatórios, aulas, monografias exigidas em concursos, produções variadas de programas, laboratórios e eventos, em uma variedade de conteúdos e suportes. Esse acervo é composto por exemplares em formato impresso, sendo aqueles em formato digital disponíveis no Repositório Institucional (RI).

COLEÇÃO ESPECIAL DE MATERIAL ICONOGRÁFICO (CEMI) – São fotografias impressas, slides (diapositivos) e microformas (negativos), com conteúdo histórico e cultural. Foram adquiridas por doações, identificadas ou não, e são representações de determinados momentos históricos com registros relacionados a diferentes temas: festas, pesquisas, eventos, família e etc. A CEMI é formada por um conjunto de mais de 20.000 imagens em diferentes suportes, e existe o esforço em disponibilizá-las aos pesquisadores de forma livre.

MEMÓRIA DOCUMENTAL DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA (MD/BU) – Nesse acervo, que é tanto físico quanto digital, são preservados os  documentos produzidos pela própria BU em decorrência das atividades exercidas ao longo dos anos, visando a preservação e o acesso à informação relativas a sua história. Há nesse acervo móveis, utensílios e materiais de comunicação, como por exemplo, documentos físicos, acondicionados em caixas de arquivo ou dispostos no SCE, e documentos digitais, disponíveis no RI.

COLEÇÃO ESPECIAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (CETD) – Teses e dissertações impressas produzidas na UFSC e/ou elaboradas por professores e servidores da UFSC em cursos no Brasil ou no exterior. O exemplar impresso é único, possui assinaturas, desenhos e demais características que demandam sua conservação para permanecer íntegro por muitos anos.

COLEÇÃO ESPECIAL DE MATERIAL CARTOGRÁFICO (CEMC) – Os mapas reunidos na CEMC foram doados por professores, laboratórios e bibliotecas setoriais, e foram utilizados como recurso didático, registros de pesquisas e fontes oriundas de outros órgãos responsáveis por levantamentos e elaboração de projetos. Por estarem no SCE, recebem análise quanto ao seu valor de preservação como condição para permanência e conservação, pois são registros históricos cartográficos que servem como fonte para diversas áreas do conhecimento como Geografia, História e Arquitetura. Retratam um momento onde o planejamento urbano em Santa Catarina se fortaleceu, sendo um registro histórico importante para o estado e municípios menores que não possuem locais de memória com originais ou cópias desse acervo. Os mapas das décadas de 1950 a 1990  devem ser analisados com cautela, pois podem ser únicos.

COLEÇÃO ESPECIAL DE AUDIOVISUAL (CEAV) – Há exemplares desse tipo espalhados pela Biblioteca Universitária, as Bibliotecas Setoriais e setores seguem orientações próprias.  Porém, os itens presentes no SCE possuem características específicas com valor de preservação. Os audiovisuais são áudios em fitas e vídeos em betamax, VHS (Video Home System), CDs (CompactDisc) e DVDs (Digital VersatileDisc). Cada tipo de obra foi incorporado ao acervo em diferente contexto. A manutenção dos itens tem ocorrido vislumbrando a viabilização de acesso a todos os multimeios. O acervo está organizado conforme o tipo de obra. Cada suporte possui prateleiras ou estantes específicas e quando são catalogados no pergamum seguem os parâmetros de assunto e localização.

Observação: O acervo de documentos de Henrique Berenhauser (acumulados enquanto fundador e diretor do Parque Estadual do Rio Vermelho), que havia sido doado pela família à BU/UFSC, em 2006, foi transferido para o Arquivo Público do Estado de Santa Catarina, em 2020.

Atendimento presencial das 8 horas às 20 horas, de segunda a sexta.

Nossos canais de comunicação são:

Portal de Atendimento Institucional

Telefone: (48) 3721-2465

E-mail para contato: sce.bu@contato.ufsc.br