Exposição “As gigantescas aves da Nova Zelândia de um passado não tão distante” até 30/01/26 na Biblioteca Central
De 01/12/25 a 30/01/26, a Biblioteca Central da UFSC recebe a mostra “As gigantescas aves da Nova Zelândia de um passado não tão distante” do artista Arthur de Souza Baggio. Esta exposição traz consigo uma personagem pouco conhecida, que já não habita mais o nosso planeta. À primeira vista, suas características exageradas facilmente a confundiriam com um dinossauro. Porém, estamos falando da Moa, nome de origem Maori que se refere a uma ave de grande porte que viveu na Nova Zelândia até pouco tempo atrás. A Moa faz parte de uma ordem de aves totalmente extinta, chamadas de Dinornithiformes, cujas características envolvem asas completamente atrofiadas, altura de até 3,6 metros, peso superior a 200 quilogramas, corpo relativamente esguio, com um pescoço alongado ligado a uma cabeça pequena munida de um bico forte, o qual era utilizado para obter seu alimento fibroso, já que comia apenas vegetais. Estas obras de Paleoarte reconstroem a partir de materiais simples como o lápis de escrever, a caneta e a tinta guache, as principais espécies do grupo. Cada uma delas habitou diferentes regiões da Nova Zelândia e descendem de um ancestral voador, que teria chegado até o continente insular há cerca de 82 milhões de anos, período livre de predadores de aves na ilha. Hoje, sabemos que os seus parentes mais próximos são os tinamus, aves que são capazes de voar e vivem na América do Sul.
Sobre o artista: Arthur Baggio cresceu no Rio Grande do Sul, onde desde jovem teve muito contato com a natureza. A partir dessa vivência, desenvolveu seu interesse pelos mais diversos organismos que habitam nosso mundo atual, inclusive, por aqueles que já se extinguiram. Atualmente cursa Ciências Biológicas na Universidade Federal de Santa Catarina e participa de projetos de extensão voltados para a divulgação da Paleontologia, área que mais lhe desperta interesse. A arte ultrapassa todos os âmbitos de sua vida, surgindo de forma espontânea como uma das maneiras de expressão do amor pela completude do nosso planeta.
Realização: BU/UFSC Exposições
Detalhes da exposição:
- O quê? Exposição “As gigantescas aves da Nova Zelândia de um passado não tão distante” do artista Arthur de Souza Baggio
- Onde? Espaço Expositivo Janela da Arte da Biblioteca Central.
- Quando? De 01/12/25 a 30/01/26, de segunda a sexta-feira.
- Quanto? Exposição gratuita e aberta à comunidade
- Contatos: Whatsapp: (54) 991239034 e arthurbaggio15@gmail.com





