Só depende de você buscar o seu “lugar ao Sol”!

Como todos sabem, uma minoria privilegiada tem acesso ao ensino superior no Brasil. Apesar de as estatísticas mostrarem um crescimento no número de matrículas na educação superior, isto não garante que todos concluirão o curso.

Ao ingressar na universidade, muitos estudantes se deparam com dificuldades, que vão desde o planejamento dos estudos, e aí se inclui a capacidade de se organizar e administrar o tempo, até os problemas referentes à assimilação dos conteúdos, interação social, financeiros, psicológicos, dentre outros.

No entanto, estes entraves devem ser enfrentados com determinação, e não serem motivos para desistências. Na vida, por muitas vezes, deparamo-nos com problemas e dificuldades, e apesar delas teremos que prosseguir e encarar.

Sejam persistentes, não desanimem por qualquer razão, não se deixem abater pelo primeiro obstáculo encontrado.

O tempo não espera você! Pode parecer difícil passar cinco anos na universidade, mas se você desistir, os cinco anos passarão da mesma maneira, e você continuará do mesmo jeito, enquanto seus colegas de curso, já formados, terão a possibilidade de uma carreira promissora.

Você pode dizer “mas não sei bem se é isso que eu quero ser…” Respondo-lhe que a maioria das pessoas não sabe, muitas passam a vida inteira sem saber, mas é preciso arriscar e fazer escolhas, só depende de você buscar o seu “lugar ao Sol”!

Por Joana Carla de S. M. Felicio

#pracegover Foto retrato sorrindo da bibliotecária Joana Carla de S. M. Felicio.

joana.felicio@ufsc.br

Bibliotecária BU/UFSC