Consulta pública sobre a política de formação e desenvolvimento de coleções da BU

19/06/2023 18:18

Entre os dias 20 de junho e 20 de julho de 2023, a Biblioteca Universitária da UFSC disponibiliza para consulta pública uma proposta de atualização de sua política de formação e desenvolvimento de coleções. A comunidade pode participar da consulta por meio do formulário online e das sessões públicas nos dias 27 (9h) e 29 (14h) de junho, no Auditório da Biblioteca Central, com transmissão online.


Política de formação e de desenvolvimento de coleções

A política de formação e de desenvolvimento de coleções é um documento que reúne os princípios gerais e os critérios norteadores para as atividades de seleção, aquisição e avaliação de coleções de materiais informacionais para o acervo das bibliotecas da BU. A última versão da Política foi publicada em 2012, assim, a atualização busca contemplar o cenário informacional atual em que as bibliotecas da BU estão inseridas e alinhar o acervo às necessidades da comunidade acadêmica da UFSC.

Acesse a proposta de atualização disponibilizada para consulta pública e envie seus comentários por este formulário online até o dia 20 de julho de 2023.


Sessões públicas para apresentação da proposta

Durante o período da consulta pública, a BU promoverá duas sessões abertas à comunidade para explanação geral e esclarecimento de dúvidas sobre a proposta. As sessões acontecerão nas seguintes datas e horários:

  • 27/06/2023, terça-feira, das 09h às 11h
  • 29/06/2023, quinta-feira, das 14h às 16h

Ambas as sessões terão o mesmo conteúdo, acontecerão no Auditório Elke Hering da Biblioteca Central e serão transmitidas online via Conferência Web, na sala Eventos BU.


Principais diferenças práticas para os docentes dos cursos de graduação

De modo geral, a atualização da política não altera o funcionamento das bibliotecas da BU, as regras de empréstimo ou de prestação dos serviços pelas bibliotecas. No entanto, pequenas alterações em fluxos de trabalho poderão influenciar diretamente as requisições de compra de materiais bibliográficos. Em resumo, são essas as alterações:

Alteração 1:

  • Política atual: A Comissão de Desenvolvimento de Coleções inclui um docente representante de cada campus/centro de ensino/Colégio de Aplicação.
  • Proposta: A Comissão de Desenvolvimento de Coleções incluirá um docente titular e um docente suplente representando cada campus/centro de ensino/Colégio de Aplicação (item 2.2).
  • Comentário: A alteração visa a cobrir eventuais ausências, afastamentos, etc.

Alteração 2:

  • Política atual: As requisições de compra de livros feitas pelos docentes dos cursos da graduação são analisadas pela coordenação do curso.
  • Proposta: As requisições de compra de livros feitas pelos docentes dos cursos da graduação serão analisadas pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) ou pela coordenação do curso (item 4.1).
  • Comentário: A alteração visa à aproximação entre a BU e os NDEs para melhor atendimento das bibliografias dos cursos, levando-se em consideração que, entre as responsabilidades dos NDEs, está a elaboração do relatório de adequação do acervo da BU às bibliografias dos cursos.

Publicação da atualização

Os comentários recebidos via formulário online e durante as sessões públicas serão analisados pela equipe da BU, que realizará os ajustes necessários e encaminhará a proposta atualizada para o Conselho Consultivo da BU. A publicação final da nova versão da Política pela Direção da BU será noticiada aqui em nosso site e em nossas mídias sociais. Conheça mais sobre o desenvolvimento de coleções da BU.


Links úteis

Dúvidas?
Desenvolvimento de Coleções e Tratamento da Informação (DECTI/BU) / decti.bu@contato.ufsc.br
Serviço de Seleção e Aquisição / aquisicao.bu@contato.ufsc.br