Compra de material bibliográfico

A BU é responsável pela aquisição de material bibliográfico para atendimento das demandas da comunidade acadêmica da UFSC, que pode enviar sugestões de compra (para todas as pessoas cadastradas na BU) e requisições de compra (exclusivo para docentes). Em 2024, havendo disponibilidade orçamentária, a BU poderá comprar livros impressos, de editoras nacionais e estrangeiras, em todas as áreas do conhecimento. Para isso, foram definidos um Calendário e os procedimentos apresentados nesta página.

Calendário para compra de livros em 2024

O Calendário integra o planejamento operacional da Biblioteca Universitária da UFSC (BU/UFSC) para a aquisição de livros impressos, publicados por editoras nacionais e estrangeiras, em todas as áreas do conhecimento.

O Calendário está fundamentado pela Política de formação e desenvolvimento de coleções da BU/UFSC e pelos instrumentos de planejamento e execução de compras e contratações na UFSC. Seu principal objetivo é melhorar a eficiência da BU no atendimento das demandas por materiais bibliográficos decorrentes das atividades de ensino, pesquisa e extensão da comunidade universitária da UFSC.

Entre os principais benefícios do Calendário, tem-se:

• conhecimento mais preciso das demandas reais da comunidade;
  • maior previsibilidade na solicitação e na destinação de recursos financeiros;
  • maior previsibilidade quanto ao prazo para a compra do material;
  • maior certeza sobre o atendimento das requisições;
  • melhoria na gestão das equipes de execução das compras e de tratamento dos materiais;
  • maior eficiência na gestão dos recursos públicos;
  • maior transparência sobre os procedimentos para a compra de livros pela BU.

Como funciona o Calendário de Compra de Livros?

As requisições de compra de livros podem ser enviadas à BU a qualquer momento, porém, em 2024, elas serão analisadas e, se possível, atendidas em um período específico. Ao final do período, os solicitantes terão conhecimento se suas demandas foram ou não atendidas. As demandas não atendidas no período e que continuarem pertinentes deverão ser enviadas novamente para nova análise e tentativa de compra no período seguinte.

Em 2024: serão analisadas e, se possível, atendidas as requisições criadas de 01/01/2023 a 31/03/2024.

Requisições enviadas até 31/12/2022: As requisições enviadas até 31/12/2022 e que não foram atendidas serão automaticamente canceladas no sistema Pergamum. Os solicitantes devem enviar novas requisições se os materiais não comprados ainda forem pertinentes. A situação das requisições pode ser consultada pelo solicitante no sistema Pergamum.

Requisições enviadas após 31/03/2024: As requisições enviadas após 31/03/2024 não serão incluídas na solicitação de recurso financeiro da BU para 2024, ou seja, não há previsão de atendimento destas demandas em 2024. As demandas registradas após esta data (31/03/2024) serão analisadas e, se possível, atendidas em 2025.

Datas do Calendário de compras de livros em 2024

Prazo O que? Quem? Como?
Até 31/03/2024 Envio das requisições de compra para atendimento em 2024 Docentes e equipe da BU Requisições de compra
Até 10/04/2024 Análise das requisições Serviço de Seleção e Aquisição (SSA/DECTI/BU) Política de Formação e Desenvolvimento de Coleções
Até 12/04/2024 Solicitação de recurso financeiro à SEPLAN Direção da BU Ofício
Até 30/06/2024 Envio de recursos para a BU executar as compras SEPLAN e Centros, Departamentos, etc. Orientação da SO/SEPLAN
Até set./2024 Solicitação de empenho (data limite a ser informada pelo DCF/SEPLAN) Serviço de Seleção e Aquisição (SSA/DECTI/BU) Orientação do DCF/SEPLAN
Até 15/01/2025 Envio de pedidos aos fornecedores de livros (validade das atas de registro de preços do Pregão Eletrônico 236/2023) Serviço de Seleção e Aquisição (SSA/DECTI/BU) Conforme edital
Até 15/02/2025 Finalização das compras (pedido, recebimento, envio para processamento técnico e inclusão no acervo) Serviço de Seleção e Aquisição (SSA/DECTI/BU) Procedimentos internos

No decorrer da execução do Calendário, prazos e procedimentos poderão ser ajustados. Atualizações do Calendário serão divulgadas nesta página.

Transferência de recurso financeiro para a compra de livros

Centros de ensino, departamentos, laboratórios, etc. podem transferir recursos financeiros para que a BU compre livros para atendimento de suas requisições. Nestes casos, a unidade de origem do recurso deve contatar o Serviço de Seleção e Aquisição da DECTI/BU (aquisicao.bu@contato.ufsc.br) para definição dos valores e prazos específicos para a execução das compras.

Cabe notar que todos os livros comprados, sejam com recursos próprios da BU ou de outras unidades, serão incluídos no acervo das Bibliotecas da BU e estarão sujeitos à Política de formação e desenvolvimento de coleções da BU/UFSC.

Dúvidas e outras informações

• Perguntas frequentes (FAQ)
  • Contatos do Serviço de Seleção e Aquisição: aquisicao.bu@contato.ufsc.br / (48) 3721-9696 / (48) 3721-4893
  • Atendimento presencial: Serviço de Seleção e Aquisição – DECTI – Térreo da Biblioteca Central, Campus da Trindade, Florianópolis