Ingressantes de 2024, conheçam a BU!
Desejamos boas-vindas a todas as pessoas ingressantes em 2024! Reunimos nesta página as principais informações sobre as bibliotecas e os serviços da Biblioteca Universitária (BU).
- Quais são as bibliotecas da BU?
- As bibliotecas da BU são abertas ao público?
- Sou estudante da UFSC. Preciso fazer um cadastro na BU?
- Tem algum sistema para eu pesquisar os livros da BU?
- Preciso de ajuda para encontrar um livro. Com quem posso falar?
- Gostaria de pegar emprestado, alugar, locar, etc. um livro. Como faço?
- Eu preciso pagar para utilizar a BU? Preciso pagar para emprestar livros?
- Além dos livros impressos, a BU tem materiais digitais?
- Eu gostaria de sugerir a compra de um livro. É possível? Como?
- A BU abre nos finais de semana e feriados?
- Todo dia toca um sino muito alto na Biblioteca Central. O que isso significa?
- A BU oferece internet wi-fi?
- A BU oferece computadores?
- A BU disponibiliza acervo acessível?
- Como posso solicitar adaptação de materiais para a biblioteca?
- A BU oferece Tecnologias Assistivas?
- Como ficar sabendo das notícias da BU?
- Gostaria de entrar em contato com a BU. Quais são os canais de atendimento?
Quais são as bibliotecas da BU?
A BU tem 11 unidades, são elas: Biblioteca Central, Bibliotecas Setoriais do CCA, CED, CCJ, CCS, CFM, Colégio de Aplicação, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville. Consulte a lista das nossas bibliotecas, os horários e endereços.
As bibliotecas da BU são abertas ao público?
Sim, todas as pessoas podem frequentar as bibliotecas da BU (usar os espaços para estudo, leitura, etc.). Não é necessário apresentar qualquer documento para entrar nas bibliotecas. Alguns serviços, no entanto, estão restritos às pessoas vinculadas à UFSC, por exemplo, o serviço de empréstimo. Algumas bibliotecas da BU podem ter restrições de acesso devido aos locais em que se encontram, por exemplo, dentro do Hospital Universitário e do Colégio de Aplicação.
Sou estudante da UFSC. Preciso fazer um cadastro na BU?
Os dados das pessoas matriculadas já estão no sistema da BU! Para concluir seu cadastro, basta que você crie uma senha quando for realizar o seu primeiro empréstimo. Com esta senha, você conseguirá também renovar seus empréstimos e fazer reservas.
Tem algum sistema para eu pesquisar os livros da BU?
Todos os materiais disponíveis em nossas bibliotecas (livros, revistas, teses, dissertações, DVDs, mapas, etc.) podem ser buscados pelo catálogo da BU (link externo). Encontrou o livro desejado? Anote o número de chamada, que indica a localização do livro na estante.
Preciso de ajuda para encontrar um livro. Com quem posso falar?
Você pode solicitar o apoio de nossa equipe, que está sempre à disposição nos balcões e estações de atendimento. Também temos nosso portal de atendimento (link externo) para te auxiliar sobre todos os nossos serviços. Não hesite em nos procurar, pois estamos aqui para te auxiliar!
Gostaria de pegar emprestado, alugar, locar, etc. um livro. Como faço?
Após encontrar o livro desejado na estante, basta levá-lo até o balcão de empréstimo. Para concluir o empréstimo, você precisará do número de sua matrícula e de uma senha (a senha será criada no primeiro empréstimo).
Eu preciso pagar para utilizar a BU? Preciso pagar para emprestar livros?
Não! Os serviços da BU são totalmente gratuitos para a comunidade acadêmica da UFSC, exceto a Lojinha da BU e a comutação bibliográfica. Para o serviço de empréstimo, o único pagamento existente refere-se às multas pelo atraso na devolução, por isso, atenção aos prazos para devolução!
Além dos livros impressos, a BU tem materiais digitais?
Além do catálogo, temos o Repositório Institucional (link externo) e muitas outras bases de dados online (link externo).
Eu gostaria de sugerir a compra de um livro. É possível? Como?
Sim! Todas as pessoas cadastradas na BU podem sugerir a aquisição de livros interessantes para as biblioteca da BU. Para sugerir, clique na opção “Sugestões de compra”, disponível no rodapé do catálogo Pergamum. Docentes devem enviar requisições de compra.
A BU abre nos finais de semana e feriados?
Nos finais de semana e feriados, abrimos apenas a Sala de Estudos Individuais da Biblioteca Central, das 8h às 18h. O acesso é liberado para qualquer pessoa e ocorre pela porta lateral do prédio.
O acervo não está disponível para consulta e para empréstimos nos finais de semana e feriados.
Todo dia toca um sino muito alto na Biblioteca Central. O que isso significa?
Este alerta sonoro informa sobre o fechamento da Biblioteca. Para que as pessoas tenham tempo hábil para finalizar seus estudos, emprestar os livros, etc., tocamos o sino em três momentos: quando faltam 30 minutos para o fechamento, quando faltam 15 min, e na hora do fechamento.
A BU oferece internet wi-fi?
A Internet sem fio (Wi-Fi) está disponível por meio das redes disponibilizadas pela UFSC. Pessoas vinculadas à Universidade podem acessar o Wi-Fi com o idUFSC.
A BU oferece computadores?
De forma geral, os computadores distribuídos nos espaços das bibliotecas da BU são destinados à consulta do acervo e ao acesso às bases de dados.
Na Biblioteca Central, em frente ao Serviço de Acessibilidade Informacional, há um computador disponível para pessoas com deficiência. Além deste computador, pessoas com deficiência podem ser habilitadas para emprestar os notebooks identificados como Tecnologia Assistiva.
Mas, se você precisa de um computador para outras atividades de ensino, pesquisa e extensão, sugerimos o Laboratório de Inclusão Digital (link externo) (Lab UFSC), situado do lado esquerdo, antes da entrada da Biblioteca Central.
A BU disponibiliza acervo acessível?
Na BU você encontra audiolivros em CDs, DVDs, livros em Braille, e bases de dados online com recursos de acessibilidade integrados, além de um acervo digital acessível produzido pela própria BU a fim de atender estudantes com deficiência matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação.
Como posso solicitar adaptação de materiais para a biblioteca?
A produção de acervo digital acessível pela equipe da Acessibilidade Informacional (AI/BU) (link externo) com um fluxo de trabalho que prioriza o material indicado nos planos de ensino das disciplinas. O Calendário Acadêmico já inclui o envio das bibliografias das disciplinas pelas coordenadorias de curso ao AI. Conheça mais sobre a adaptação de materiais (link externo).
A BU oferece Tecnologias Assistivas?
Estudantes com deficiência que necessitam suporte na acessibilidade informacional podem solicitar o empréstimo de tecnologias assistivas (link externo) no balcão de empréstimos da Biblioteca Central. A habilitação para este empréstimo é concedida pelo Serviço de Acessibilidade Informacional da BU após encaminhamento da Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE) (link externo). Pessoas dos demais campi da UFSC podem conversar sobre as tecnologias assistivas diretamente nas bibliotecas setoriais.
Como ficar sabendo das notícias da BU?
Acompanhe as notícias postadas aqui no Portal da BU, em nossas páginas no Instagram (link externo) e Facebook (link externo). Inscreva-se também em nosso canal no YouTube (link externo).
Gostaria de entrar em contato com a BU. Quais são os canais de atendimento?
Nossos setores, e-mails e telefones estão todos nesta página de contatos. Em nosso portal de atendimento (link externo), você pode abrir chamados para tratar de nossos serviços. E, claro, estamos à disposição para o bom e velho contato presencial! Aqui estão os horários e endereços em que você pode nos encontrar.
Última atualização: 2023-03-06