Diretoras Biblioteca Universitária da UFSC (1961-1973)

01/05/2020 08:00

voltar para a galeria

Diretora: Mitsi Westphal Taylor  (1972–1973)

Administração: Reitor – Prof. João David Ferreira Lima (1961-1972)

Reitor – Prof. Roberto Mündel de Lacerda (1972-1976)

Período de organização do acervo devido a recebimentos dos acervos das bibliotecas em função da unificação.

  • Estabelecimento de normas para empréstimo;
  • Implantação de multa para atraso na entrega do material bibliográfico.
  • A maior luta foi no sentido de unificar a Biblioteca, reunir e integrar seu patrimônio.

Diretora: Teresinha Izabel Manso Muniz   (1971-1972)

Administração: Reitor – Prof. João David Ferreira Lima/Prof. Ernani Bayer (1971-1972)

Reitor – Prof. Roberto Mündel de Lacerda (1972-1976)

Foi preciso criar lideranças, plantar idéias, para dar continuidade ao trabalho.


Diretora: Alvaceli Lusa Braga  (1961-1971)

Administração:  Reitor  – Prof. João David Ferreira Lima  (1961-1972)Primeira diretora da Biblioteca Universitária.

Existiam bibliotecas nas faculdade de Direito, Ciências Econômicas e Filosofia Ciências e Letras, antes da criação da UFSC. Funcionavam em salas improvisadas, dentro dos moldes antigos, nas quais os consulentes não desfrutavam do livre acesso ao material bibliográfico.

A partir da implantação da UFSC, foi iniciada a instalação de bibliotecas junto a todas a unidades, surgindo os acervos das Faculdades de Medicina, Odontologia, Farmácia e Bioquímica e Engenharia.

  • A Biblioteca Central-BC funcionava nas dependências do Departamento de Educação e Cultura.
  • Chamada à colaboração um biblioteconomista (Alvaceli Lusa Braga), teve na Faculdade Catarinense de Filosofia a primeira biblioteca da UFSC nos padrões técnicos modernos. Alvaceli foi designada chefe da BC em 1964 e diretora em 1971.
  • Criada a BC, foi instalada provisoriamente junto ao então Departamento de Educação e Cultura, funcionando em condições precárias;
  • A UFSC, através do Departamento de Educação e Cultura, ofereceu o Curso Intensivo de Auxiliar de Bibliotecário, ministrado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, de 10 de maio a 20 de dezembro.
  • A BC foi transferida para as instalações das sub-Reitorias e a partir daí, houve a centralização do acervo bibliográfico.
  • A BC foi instalada junto à Reitoria em maio e sua missão era:

“A BC/UFSC, terá o caráter de cultura geral, servindo como um centro coordenador das atividades bibliotecárias e servirá também como um centro de pesquisas bibliográficas, facultando  documentação que se fizer necessária a trabalhos, estudos e pesquisas, conservando, enriquecendo e dando maior utilização possível ao acervo bibliográfico da Universidade”.

  • Em 1968, com a implantação do Campus Universitário, surgiu a BC para reunir acervos dispersos das faculdades existentes e melhorar as condições de prestação de serviços e de otimização do uso de informação pela comunidade universitária.
  • A BC foi instalada no Campus, sendo no ano seguinte iniciada a adaptação das instalações. Abrigava os acervos do Centro de Estudos Básicos-CEB e Centro de Educação.
  • O acervo da BC era de caráter geral, mas a partir de fevereiro de 1969 foi distribuído às bibliotecas das unidades, visando o interesse de cada uma.
  • A UFSC contava com 61.720 exemplares e o número de alunos matriculados era de  3.428 ou seja 10 livros para cada 300 alunos.
  • Foi concebido o Projeto Arquitetônico da BC com área de 13.400 m2  de concepção modular. Tendo em vista a disponibilidade dos recursos e das necessidades, foram construídos 41% da área total pretendida (13.400m2), ou seja 5.540 m2.