Exposição sobre Coronelismo Eletrônico na Biblioteca Central da UFSC

08/03/2016 12:46

O hall da Biblioteca Central (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe até o dia 30 de abril a exposição “Coronelismo Eletrônico: as concessões de radiodifusão na história política do Brasil”, com abertura oficial no dia 14 de março, às 18 horas, como evento integrante da Semana de Recepção aos Calouros da BU.

Disponível para visitação gratuita durante o horário de funcionamento da BU, a mostra reúne painéis com dados e documentos sobre o coronelismo eletrônico no Brasil, retratando a relação entre a concessão de licenças de rádio e televisão no país e o cenário político brasileiro, desde Getúlio Vargas até os governos mais recentes. Dentre os exemplos de coronelismo reunidos na mostra estão os casos da família do ex-Ministro das Comunicações, Antônio Carlos Magalhães, que controla a Rede Bahia, e da família do ex-presidente Fernando Collor de Melo, responsável pela Organização Arnon de Mello.

A mostra é organizada pelo Grupo de Pesquisa Políticas e Economia da Infomação e da Comunicação (PEIC), que reúne pesquisadores de diversas universidades brasileiras sob a coordenação da Profa. Dra. Suzy dos Santos e sub-coordenação da pesquisadora Janaine Aires, ambas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na UFSC, a exposição tem coodernação da Profa. Dra. Raquel Longhi, e é organizada pelo Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor), Observatório da Ética Jornalística (ObjETHOS) e Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR), em parceria com a Biblioteca Universitária. Tem apoio do Departamento de Jornalismo da universidade, e do Centro de Comunicação e Expressão.