Seis Exposições na Biblioteca Central
Exposição “O folclore catarinense unificado através da arte ‘Krippsi’” – exposição de obras de arte do artista visual Péricles Gandi do Valle. As telas em exposição retratam, por meio da “Arte Krippsi”, idealizada por Péricles, três manifestações culturais do folclore catarinense: o boi de mamão, a farra do boi e a renda de bilro. A exposição pode ser conferida no hall de entrada da Biblioteca Central da UFSC.
Exposição “Eu também sou filho da terra” – iniciativa que promove a contação de historias através da fotografia documental. O projeto surgiu das viagens, devaneios, e vivências dos fotógrafos Pedro Aguiar Stropasolas e Vitor Shimomura Spinelli pelos cantos da Ilha de Santa Catarina, do Brasil e do mundo. A exposição, localizada no 1º piso da Biblioteca Central.
Exposição “Eu não lembro do título, mas sei que a capa é azul” – trata-se de uma iniciativa de promover o acervo da BU/UFSC, expondo diversos livros de capa azul e uma “fala” de usuários bastante comum de se ouvir no dia-a-dia da biblioteca. Disponível no 1º piso da Biblioteca Central da UFSC.
Exposição “A mala ‘esquecida’ de Jorge Amado” – Exposição de obras de Jorge Amado, integrantes do acervo da BU/UFSC. Foi elaborada em função do tema em debate no encontro do Círculo de Leitura de Florianópolis “A mala ‘esquecida’ de Jorge Amado”. A mala contendo escritos inéditos de Jorge Amado foi entregue por ele, no início da década de 40, a “Rosa”, uma amiga comunista do Uruguai. Antes de morrer, “Rosa” deixou a mala e todo seu conteúdo aos cuidados de sua filha, Profa. Leonor Scliar Cabral. Esta, por sua vez, confiou o objeto à Profa. Tânia Regina Oliveira Ramos, com quem permanece atualmente. Ambas são professoras na UFSC. A exposição pode ser conferida no hall do 1º piso da Biblioteca Central da UFSC.
Exposição “Sobre futebol, religião e política não se discute???” – iniciativa de promover o acervo da BU/UFSC, expondo livros relacionados as temáticas: futebol, religião e política. Disponível no 1º piso da Biblioteca Central da UFSC.
Exposição “Vitor Kaingang Vive” – elaborada pelo Museu do Brinquedo da Ilha de SC, em parceria com a BU/UFSC, em repúdio e tristeza pelo violento crime contra uma criança kaingang brasileira, ocorrido em Imbituba/SC no dia 01 de janeiro de 2016. A exposição, localizada no hall do 1º piso da Biblioteca Central da UFSC, apresenta artesanatos indígenas, cuja confecção é acompanhada pelas crianças indígenas, que aprendem o ofício desde cedo.





