Comissão Permanente de Comunicação e Marketing da BU

Objetivo:

Planejar, organizar e coordenar as seguintes ações de comunicação e marketing no âmbito da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC):

  • Promover campanhas educativas;
  • Divulgar produtos e serviços;
  • Realizar pesquisas de opinião de usuários;
  • Definir e acompanhar a presença digital;
  • Criar e desenvolver a comunicação visual.

Quando e onde acontecem as reuniões:

Quinzenalmente, quintas-feiras às 14h na Sala de Reuniões da Direção da BU/UFSC.

Contato: comunica.bu@contato.ufsc.br

Criação e formalização:

Instituída pela Portaria n°1146/2016/GR, de 20 de maio de 2016, atualizada pelas Portaria nº 403/2017/GR, de 16 de fevereiro de 2017, Portaria nº 998/2018/GR, de 2 de maio de 2018, Portaria nº 1428/2020/GR, de 4 de novembro de 2020, Portaria nº 2018/2022/GR, de 28 de setembro de 2022, Portaria 1569/2023/GR, de julho de 2023 e Portaria 1951/2024/GR, de 16 de setembro de 2024.

Principais ações e orientações:

Visando a organização das mídias e orientação dos setores sobre o que é de sua responsabilidade, a Comissão de Comunicação e Marketing (CCM), salienta que:

  • É responsável por gerir a identidade visual da BU (arquivos com logos disponíveis em pastas.ufsc.br).
  • Oferece apoio para criação de conteúdo gráfico para publicações, quando possível.
  • Tem responsabilidade coletiva de fazer publicações de cunho geral (como por exemplo, as publicações urgentes sobre uma pandemia).
  • Recebe conteúdos e sugestões de publicações de todos os setores.
  • Realiza a avaliação e a aprovação de layouts.
  • Tem autonomia para adaptar as publicações enviadas pelos setores em qualquer canal BU, para se adequarem a outras mídias. Essas adaptações não irão alterar o conteúdo, apenas os layouts. Devido às singularidades de cada mídia, o conteúdo pode ser dividido em etapas ou transformado em uma série.
  • Acompanha e é responsável pelo calendário de publicações das mídias sociais da BU. Cabe destacar que publicações e/ou sugestões de publicações que forem enviadas pelos setores da BU serão incorporadas no calendário, obedecendo os prazos já pré estabelecidos. Para melhor organização dos gestores das mídias, todos os pedidos são categorizados em prioridade de adaptação e publicação, sendo elas: alta, moderada e baixa.
  • Tem cuidado com as fontes dos conteúdos, porém, quando a produção for de um setor específico, nem sempre o setor será citado, dependendo da finalidade ou conteúdo da publicação (na sua grande maioria a fonte citada será BU UFSC).
  • Contatará os setores sempre que se entender necessário, porém, todos devem se reportar à comissão quando tiverem dúvidas ou verificarem erros nas publicações dos canais BU.
  • As informações de cada setor, disponibilizadas no Portal BU, são de responsabilidade do autor da publicação.
  • As publicações que possuírem imagens devem vir com a descrição para permitir audiodescrição, com a hashtag #descricaodaimagem.

Canais de comunicação:

Assunto Como solicitar?
Publicação nas mídias sociais Instagram/Facebook/YouTube e/ou dúvidas  comunica.bu@contato.ufsc.br
Criação de conteúdos gráficos  comunica.bu@contato.ufsc.br
Criação de conteúdos audiovisuais comunica.bu@contato.ufsc.br
Criação de campanhas e textos comunica.bu@contato.ufsc.br
Atualização/revisão e publicação de conteúdos no Portal BU

Obs: Necessidades de atualização e/ou publicação nas demais páginas criadas, tais como: páginas do Manual da Decti, de Comissões específicas, da BSCA, devem ser encaminhadas para o responsável pelos serviços/comissões/Unidades.

https://atendimentointerno.bu.ufsc.br/

Atividades Coordenadas pela Comissão de Comunicação e Marketing da BU/UFSC:

Ações Descrição
Amigo da Biblioteca Tem como objetivo prestar homenagem e registrar reconhecimento à pessoa física ou jurídica que se destacou no apoio e na promoção da BU/UFSC.
Bom Dia Biblioteca O “Bom Dia Biblioteca” é uma reunião da equipe BU/UFSC em que são apresentadas as atualizações e inovações em serviços realizados por determinado setor do sistema. Posteriormente é realizada uma confraternização da equipe.
Agenda BU UFSC Criação de um calendário/agenda, para uso interno, com datas comemorativas que podem ser utilizadas em ações, indicativo de reuniões, notas sobre eventos e início da organização de cada ação durante o ano letivo, pautado no calendário acadêmico da UFSC.
Campanhas educativas Elaboração de campanhas educativas, de diversas temáticas, no âmbito da BU.
Criação de conteúdos gráficos Criação de conteúdo para aplicação em diversas ações da BU.
Eventos permanentes Recepção aos Calouros: Série de ações voltadas ao recebimento dos novos alunos dos cursos da UFSC, para um acolhimento mais receptivo, com exposições, promoções de acervos, capacitações, visitas guiadas, distribuição de marcadores de páginas e manuais de usuários, entre outras.

Dia do Bibliotecário: evento comemorativo alusivo ao Dia do Bibliotecário.

Dia do servidor público: evento comemorativo alusivo ao Dia do servidor público.

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB): semana de comemorações de caráter cultural e popular com o objetivo de promover a leitura, o livro e as bibliotecas.

Encontro de Integração: evento anual de integração dos servidores da BU/UFSC.

Guia da BU Anteriormente chamado de “Manual do usuário”, o Guia da BU resume os serviços oferecidos pela BU/UFSC.
Identidade visual Gerencia a identidade visual da BU/UFSC, em todos os meios. Modelo para apresentações. Modelo de assinatura para os e-mails da BU. Diretrizes de uso para mídias sociais.
Lojinha BU Produtos de divulgação da BU/UFSC à venda (agendas permanentes, blocos, cadernos, eco bags, entre outros).
Marca-páginas Marcadores de páginas atrativos, com informações para os usuários da BU/UFSC.
Memória fotográfica servidores BU Ter um registro fotográfico de todos os servidores BU/UFSC, para guardar na Memória BU e possivelmente (de acordo com a autorização individual de cada um), utilizar em vídeos e campanhas internas da BU.
Mídias sociais Coordena as mídias sociais oficiais da BU/UFSC: Instagram, Facebook, Twitter e YouTube.
Publicidade BU Cria, organiza, coordena peças publicitárias dos serviços BU.
Quais são as novas? Boletim informativo interno com encaminhamento semanal de notícias, disponibilizadas no e-mail dos servidores e murais da BU/UFSC. Diretrizes para publicação.
Fala Biblioteca Textos elaborados pelos servidores da BU com temáticas de interesse da comunidade universitária. O objetivo é subsidiar com informações relevantes, de cunho informativo, educacional, motivacional, cultural e artístico. Diretrizes para os autores.
Sinalizações Verificação das necessidades de sinalizações físicas no ambiente das bibliotecas.

 

Integrantes da comissão de trabalho:

  • Fabrício Silva Assumpção (coordenação)
  • Andréa Figueiredo Leão Grants;
  • Debora Maria Russiano Pereira
  • Gleide Bitencourt José Ordovás;
  • Guilherme Goulart Righetto;
  • Igor Yure Ramos Matos;
  • José Paulo Speck Pereira;
  • Josiele Maria de Souza;
  • Luciane Brigida de Souza;
  • Mari Aparecida Lima;
  • Matheus Oliveira Kühn;
  • Priscila Margarete Bona.
  • Roberta Moraes de Bem;
  • Thayse Hingst;
  • Vanessa Cristiane Dornelles Vidarte.

Publicações:

ORDOVÁS, Gleide Bitencourte J., PINTO, Marli Dias de Souza. Comissão de comunicação e Marketing: criação e desenvolvimento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 26. : Fortaleza, CE. XXVII Congresso Brasileiro de biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação – CBBD. Fortaleza: FEBAB, 2017. Disponível em: https://portal.febab.org.br/anais/article/view/1799. Acesso em: 13 maio 2020.

ORDOVÁS, Gleide Bitencourte J., SCHVEITZER, Audrey Schmitz, WERLICH, Ricardo Alexandro. O Repensar da Identidade Visual da BU/UFSC: construindo um pertencimento. In:BEM, Roberta Moraes de; GRANTS, Andréa Figueiredo Leão (Org.). A construção de saberes : protagonismo compartilhado em serviços e inovações na Biblioteca Universitária da UFSC . Florianópolis: Biblioteca Universitária Publicações, 2018. 331 p. (Série Gestão de Bibliotecas Universitárias ; 1). Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/192743/AConstrucaodeSaberes.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 12 mar. 2020.

ORDOVÁS, Gleide Bitencourte J., PINTO, Marli Dias de Souza. Comunicação e Marketing na BU/UFSC: aliados estratégicos. In:BEM, Roberta Moraes de; GRANTS, Andréa Figueiredo Leão (Org.). A construção de saberes : protagonismo compartilhado em serviços e inovações na Biblioteca Universitária da UFSC . Florianópolis: Biblioteca Universitária Publicações, 2018. 331 p. (Série Gestão de Bibliotecas Universitárias ; 1). Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/192743/AConstrucaodeSaberes.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 12 mar. 2020.