Oficina de Leitura Crítica: Ceticismo e Informação

26/04/2021 17:00

 

Descrição da imagem #ParaTodosVerem: Cartaz de divulgação da oficina. Possui fundo amarelo e contém o título da oficina escrito na parte superior, em letras maiúsculas e roxas, alinhado à esquerda. Abaixo, o subtítulo “Ceticismo e Informação” aparece em preto. Logo em seguida, em formato de lista e em letras maiúsculas e pretas aparecem na seguinte ordem: nome do ministrante; local, data e horário da live; local, data e horário dos encontros no Google Meet; informação de emissão de certificado aos participantes. A arte do cartaz é composta por um desenho de quatro pessoas, posicionadas em torno de uma tela de celular maior que elas. As pessoas seguram símbolos referentes ao tema da comunicação e tecnologia. O desenho foi feito utilizando as cores azul, preto e branco e está alinhado na parte inferior direita do cartaz, em oposição ao texto com as informações. Em cima, no canto superior direito, está a logotipo da BU UFSC CIDAD em branco.


A Biblioteca Universitária da UFSC apresenta a live “Oficina de Leitura Crítica: Ceticismo e Informação”, encontro de abertura da terceira edição da Oficina de Leitura Crítica, ação de extensão promovida pela Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Informação no Ambiente Digital (https://cidad.bu.ufsc.br) e ministrada pelo Prof. Dr. José Claudio Matos.

O cético é um personagem importante nos debates das grandes filosofias de todas as épocas. A atitude de dúvida, de suspensão do julgamento, e de questionamento das teorias e alegações de conhecimento marca a atitude cética, que mesmo assim apresenta diversas vertentes. A Oficina pretende estender a reflexão e a dúvida céticas para o que chamamos atualmente de “era da informação” ou “sociedade da informação”. Como lida o cético com a informação, especialmente nos volumes imensos e na velocidade assustadora em que está sendo ofertada e disseminada nos últimos anos? Que valor existe na prática da dúvida cética, como instrumento de pensamento e exame das diversas espécies de informação? Como entender a importância e a atualidade de posições céticas tradicionais, recontextualizadas para os dias atuais?

A Oficina tem participação livre e será realizada em um total de quatro encontros, com emissão de certificados aos participantes.


Live de abertura da “Oficina de Leitura Crítica: Ceticismo e Informação


Debatedore(a)s:

José Claudio Matos

Professor adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCin/UFSC).

Suely Figueiredo

Pesquisadora em Filosofia da Informação. Professora do curso de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e graduada em Jornalismo pela (UFSC).

Tags: bibliotecaBU/UFSCCIDADEventosscYouTube

Projeto Cinema Mundo realiza live sobre o filme “Nomadland” nesta quinta-feira

06/04/2021 17:42

Descrição da imagem #ParaTodosVerem #ParaCegoVer: banner-convite com quadro de filme contendo uma mulher e um homem sentados lado a lado em cadeiras em um gramado. Ambos estão comendo e e conversando. Acima da foto os dizeres “NOMADLAND” e “(Nomadland, Chloé Zhao, 2020”. Abaixo da foto, a logo do Cinema Mundo, os dizeres “LIVE no Instagram do Cinema Mundo”, abaixo “19h00┃13/05, quinta-feira” e abaixo “Sessão comentada por: José Carlos Ramos de Oliveira & Andrey Lehnemann”.


O Projeto Cinema Mundo estreia seu ciclo “Envelhecimento” com a live sobre o filme “Nomadland” (Chloé Zhao, 2020) nesta quinta-feira13 de maio, às 19h, no perfil do projeto no Instagram. O debate contará com os comentários de José Carlos Ramos de Oliveira e com a mediação de Andrey Lehnemann.

Sobre o filme:

Uma mulher na casa dos 60 anos que, depois de perder tudo na Grande Recessão, embarca em uma viagem pelo Oeste americano, vivendo como uma nômade moderna.


Sobre os debatedores:

Andrey Kolling Lehnemann

Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela UNESA (2012) e é escritor, palestrante e jornalista, além de crítico de cinema associado a Online Film Critics Society (OFCS). Co-fundador, produtor e curador do Floripa Que Horror! Festival Internacional de Cinema Fantástico. Produtor executivo de dois documentários catarinenses, proponente de um deles e com publicações nos principais jornais catarinenses sobre cinema. No currículo, oficinas sobre análise fílmica e palestras na UFPR e na UFSC, bem como UNISUL e Estácio de Sá.

José Carlos Ramos de Oliveira

Formado em psicologia no Instituto Filadélfia, em Filosofia pela USP e Direito pela UNIVALI, atua como psicólogo social desde 1986 na área da Segurança Pública. Tem formação complementar em administração pela UDESC e teologia pela IFPR. Dá aula de relações humanas e planejamento de carreira na UDESC ESAG.

Tags: BU/UFSCcinemafilmeProjeto Cinema Mundo

A BU/UFSC informa a abertura dos cursos de capacitação no mês maio

06/04/2021 11:51

A BU/UFSC informa a abertura dos cursos de capacitação no mês maio. Os cursos são abertos para toda a comunidade e serão emitidos certificados para os(as) participantes.

17/05 – 10h – Science Direct (Elsevier)

18/05 – 10h – Scopus (Elsevier)

 19/05 – 10h – Compendex (Elsevier)

 20/05 – 10h –Gerenciador de referências Mendeley (Elsevier)

21/05 – 10h ProQuestDissertations&Thesis Global (PQDT)

 Dúvidas podem ser encaminhadas para ref.bu@contato.ufsc.br

Tags: bibliotecaBU/UFSCcapacitaçãoCURSOsc

Biblioteca Universitária da UFSC lança e-book sobre Leitura Crítica

04/04/2021 17:45

A Biblioteca Universitária da UFSC e a Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD) acabam de lançar o e-book “Leitura crítica na contemporaneidade: abordagens multidisciplinares”.

O livro, que tem como tema central o contexto da desinformação e das fake news, discute questões relacionadas à leitura e interpretação de textos, disseminação da informação e formação do conhecimento sob as perspectivas de áreas diversas como Filosofia, Narratologia, Estudos da Tradução, Sociologia, Educação e Ciência da Informação.

Publicado pelo selo BU Publicações, o material tem descrição das imagens em formato acessível e contou com a participação de Leonardo Ripoll (UFSC), José Claudio Matos (UFSC/UDESC), Elisa Delfini Corrêa (UDESC), Marcio Markendorf (UFSC), Leandro Cisneros (UFSC), Elizete Vitorino (UFSC), Wesley Felipe de Oliveira (UEL), Ricardo Chagas (UFSC), Maria Barbara Florez Valdez (UFSC) e Djuli Machado De Lucca (UNIR).

O download do e-book pode ser feito gratuitamente no http://cidad.bu.ufsc.br/e-book-leitura-critica-na-contemporaneidade/.

#paratodosverem Capa do e-book. Ela apresenta cores que variam do branco ao bege. No topo da página, estão os nomes dos organizadores em cor marrom, um abaixo do outro e centralizados, na seguinte ordem: Leonardo Ripoll, José Claudio Matos e Wesley Felipe de Oliveira. Abaixo do último nome aparece entre parênteses, a palavra “organizadores”. Em seguida, está o título do livro em destaque e com as letras maiúsculas na cor preta: “LEITURA CRÍTICA NA CONTEMPORANEIDADE”, com o subtítulo “abordagens multidisciplinares” logo abaixo, em letras minúsculas. Depois do título e subtítulo, encontra-se uma imagem em tons pastéis, variando do vermelho, cinza, bege, branco até o marrom. Ela é composta por duas pilhas de livros em pé nas laterais, com as bordas superiores vazadas, e uma pilha de livros deitados no centro, com as bordas laterais vazadas. Trata-se de uma imagem em perspectiva, que também alude a edificações, como se fossem prédios. Uma linha horizontal está traçada na base dos livros. Abaixo dela, a imagem está refletida como em um rio. No final da página está a logotipo da BU Publicações centralizada.

Tags: BU/UFSCCIDADE-books